Alto Araguaia inicia formação de gestores que discute participação no processo de ensino aprendizagem

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

Com objetivo de melhorar a qualidade da educação nas escolas públicas, teve início nesta terça-feira (19) a primeira Formação de Gestores Municipais da Educação de Alto Araguaia (MT). Diretores e coordenadores das escolas públicas discutem a necessidade do envolvimento dos gestores no processo de ensino aprendizagem dos alunos.

A ação faz parte do Programa Alfabetiza MT, desenvolvido pelo Governo do Estado e aderido pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Além do estudo presencial, os gestores devem realizar leituras de materiais de apoio e aplicar a prática nas unidades de ensino.

Conforme explica a formadora e assessora pedagógica do município, Abilene Bastos Queiroz, o programa vem somar com o trabalho dos educadores. “É uma capacitação de extrema importância ao passo em que discute políticas educacionais que valorizam os alunos, aperfeiçoa as práticas pedagógicas e incentiva o crescimento profissional que atuam na educação”, pontua.

Com a iniciativa, Governo e Municípios devem elevar os índices de alfabetização nos indicadores como o IDEB. Os resultados devem impactar nos próximos anos, após o período de aplicação das etapas.